São Paulo, 05653-160, BR
+5516997272793

Terminologia: Robôs Digitais, Robôs Virtuais, Bots e Chatbots

Marketplace no WhatsApp e Messenger

Terminologia: Robôs Digitais, Robôs Virtuais, Bots e Chatbots

A terminologia no Brasil para designar a automatização por meio de software computacional é bastante grande. É importante salientar que estamos abordando robôs inteiramente por software ou digitais/virtuais. Não estamos relacionando nada de hardware ou um robô físico, mesmo que um robô digital posso ativar algo físico no mundo real.

A principal função dos Robôs Digitais é realizar ações automatizadas por meio de regras ou/e Inteligência Artificial (IA). Como IA é um campo vasto, normalmente, usa-se Aprendizado de Máquina (Machine Learning) para esta tarefa dentro de IA.

Nós consideramos que são sinônimos Robôs Digitais ou Robôs Virtuais. Eles são robôs voltados para Internet. Enquanto, bots e chatbots são termos em inglês que traduzidos são Bots = Robôs e Chatbot = Robôs para conversação. Porém, esses robôs mudaram drasticamente, não se pode falar que os robôs de conversação são os mesmos de hoje.

No Brasil não se deveria usar a terminologia chatbot, pois é ultrapassada e não envolve apenas mais textos por meio de robôs, hoje se pode enviar imagens, áudios, stickers. Além disso, a terminologia chatbots para o inglês até fazia sentido, você conversa apenas com um robô por textos e o robô não realizava diversas atividades fantásticas como hoje é possível.

Por exemplo: Você pode ligar a luz da sua casa mandando o robô ativar a lâmpada para você. Isso, ultrapassa uma simples conversação. Isso, vai além de uma conversa com um robô.

Otwoo permite você criar robôs para essas diversas integrações entre o virtual e o físico como ligar uma luz da sua casa ou adicionar um cliente novo no seu sistema usando Messenger, WhatsApp e Telegram.

Siga-nos nas redes sociais


 

Um comentário

  1. Roberto Andrade Silveira disse:

    Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *